quarta-feira, 20 de outubro de 2010

MULHERES INICIADAS NA MAÇONARIA MASCULINA



Existem algumas Lendas e alguns fatos, de Mulheres que foram Iniciadas na Maçonaria. São fatos raros e Extraordinários, mas que existiram.

Há na Maçonaria uma Tradição, não escrita, que estabelece – “Se alguém – um homem ou Mulher – aprender os “Segredos” Maçônicos, Sinais, Toques e Palavras, sem que nunca tenha sido Iniciado, deverá sê-lo. Só assim, sujeitos aos Compromissos assumidos com a Ordem, poderão ser placetados ou expulsos da Ordem.

Quando isso deverá ser feito? Quando: a) Quando forem apanhados espiando uma Reunião; b) Quando, com subterfúgios, entrar e assistir uma Sessão.

A Reunião para a Iniciação de alguém nessas condições é convocada em Sessão Especial, e nem sempre no local de costume. A história da formação dessas Lojas, tem uma uniformidade de enredo e de circunstâncias que indica que elas podem ser produtos de alguma lenda fantasiosa ou da arte de narrar.

Um dos exemplos mais recentes, é citado na Loja “Direito Humano”. Muito embora o que se passou com a Sra. Maria Desraimes, não se enquadra nos dois itens acima. Ela foi Iniciada com o cerimonial completo, somente não foi considerada sua Iniciação e portanto, foi excluido – ela e a Loja que a Iniciou – a Loja “Livres Pensadores Du Pecq”.

1) A primeira Mulher que se tem noticia, que enquadra no item “a“, foi a Irmã Elizabeth St. Leger, casada com o Sr. Richard Aldworth. O fato aconteceu na Irlanda, em 1710. Um fato acontecido, ainda antes da fundação da Primeira Grande Loja.
2) A Segunda foi a Irmã Bell, na Inglaterra. O fato publicado no jornal de New Castle – Crônica Semanal (Weekly Chroniole), de 6 de janeiro de 1770.
3) A Irmã Havard, de Hereford, também, na Inglaterra e também no ano de 1770.
4) A Irmã Beaton, País de Gales, em 1802.
5) A Irmã Catherine Babington, do Kentucky, em 1815.
6) Helena, Condesa de Hadik Barkoczy, na Hungria, em 1875.
7) A Irmã Maria Desraimes, na França, em 1881.
8) A Irmã Xaintrailles, em Paris, em 1843.
9) A Esposa e a Mãe do Grão-Mestre Canton, da Grande Dieta Simbólica, dos Estados Mexicanos, da cidade do México em 1895.
10 A Irmã Annie Besant, a célebre Mistica Inglesa, Teosofista e Socialista, nascida em 1847 e morta em 1933. Foi, provavelmente a Mãe de todas as Maçons Oradoras Feminista Inglesa.

Hoje, a Maçonaria Mista se encontra estabelecida em todo os continentes, inclusive no Brasil existe várias Obediências Mistas com milhares de obreiras e obreiros espalhados por

Nenhum comentário:

Postar um comentário