sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

DA MAÇONARIA UNIVERSAL E SEUS PRINCÍPIOS



A MAÇONARIA é uma instituição iniciática, filantrópica, educativa, filosófica e progressista, proclamando a prevalência do espírito sobre a matéria e pugnando pelo aperfeiçoamento moral, intelectual e social da humanidade, por meio do cumprimento inflexível do dever, da prática desinteressada da beneficência e da investigação constante da verdade.
Tem como fins supremos: Liberdade, Igualdade e Fraternidade; e :

01. Condena a exploração do homem e da mulher, bem como os privilégios e as regalias, mas enaltece o mérito da inteligência e da virtude, como também o valor demonstrado na prestação de serviços à ORDEM MAÇÔNICA, à PÁTRIA, e a HUMANIDADE.

02. Afirma que o sectarismo político, religioso, ou racial, é incompatível com a universalidade do espírito maçônico. Combate a ignorância, a superstição e a tirania.

3. Proclama que os homens e as mulheres são livres e iguais em direitos; que a tolerância constitui o princípio basilar nas relações humanas, respeitando as convicções e a dignidade de cada um.

04. Defende e assegura a plena liberdade de expressão do pensamento, com direito fundamental do ser humano, exigida a correlata responsabilidade.

05. Reconhece o trabalho como dever social, julga-o nobre e dignificante sob qualquer de suas formas : manual, técnico ou intelectual.

06. Considera como maçom todos Irmãos  e Irmãs, independente de raça, nacionalidade ou crença.

07. Exige dos maçons os seguintes deveres essenciais: amor à família, fidelidade e devotamento à pátria e obediência à Lei.

08. Determina que os maçons estendam e liberalizem os laços fraternais, que unem entre si, a todos os homens e mulheres do Universo.

09. Recomenda a propaganda de sua doutrina pelo exemplo, e a divulgação, por todos os meios da comunicação do pensamento, mas proscreve, terminantemente, o recurso à força e a violência.

10. Adota sinais e emblemas de elevada significação simbólica que, utilizados nos trabalhos maçônicos, servem também para que os Irmãos e Irmãs se reconhecerem e se auxiliarem, onde quer que se encontrem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário